O que é Palo Mayombe?

O Que É Palo-Mayombe?

Quem nunca viu aqueles filmes americanos onde mexicanos e cubanos “rezam” em frente a um tipo de caldeirão com crânio e madeiras? Pois é, isso é Palo Mayombe. Uma religião de feitiçaria e necromancia criada em Cuba, Palo Mayombe tem sua base nas práticas do povo bantu que para lá foram ao longo dos séculos, especialmente dos congoleses que para lá foram.

A bem da verdade, o Palo Mayombe é uma religião única no mundo, pois ela traz elementos dos mais diversos povos congoleses com pequenas pitadas de práticas de outros lugares da África e cria uma religião 100% coesa, prática e funcional. Embora envolta em mistérios, acredite, ao entrar para essa religião a primeira coisa que você vai sentir é um espanto com a beleza e força do Palo Mayombe.

O nome “palo mayombe” é uma referência à floresta e a natureza do distrito de Mayombe, na parte superior do delta do rio Congo, onde costumava ser o Reino de Loango.

As Reglas em Palo Mayombe

A melhor forma de explicar o que são as Reglas dentro do Palo Mayombe é exemplificar com a divisão existente no candomblé brasileiro. No candomblé, embora sejam todos a mesma religião, existem o Candomblé de Angola, de Ketu, Efon, Jeje e assim por diante, certo? As Reglas de Palo Mayombe tem a mesma função, organizar formas e divisões práticas da ritualista e crença existente no Palo Mayombe.

Assim, existem essencialmente quatro grandes reglas de Palo: Regla Mayombe, Regla Kimbiza e a Regla Brillumba (ou Briyumba). Esta última, a Regla Briyumba é a regla na qual fazemos parte através de nossa Rama.

Os Munansos de Palo Mayombe

Palo Monte Mayombe Tradição das Sombras

Antes de falarmos de munansos, é importante falarmos das Ramas de Palo Mayombe. A tradução mais precisa para rama é linhagem. A rama de um munanso é a linhagem em que o Tata Nganga responsável por aquele munanso está inserido.

Os munansos dentro do Palo Mayombe são a expressão mais prática de como essa é uma religião extremamente bela e cheia de magia e feitiçaria. Um munanso é uma grande família não apenas espiritual, mas também física, onde há sempre grandes confraternizações e rituais regados a muita amizade e felicidade.

As Ngangas

O coração do Palo Mayombe, as ngangas (também chamadas de prendas em Cuba) são preparadas ao longo de meses antes de receberem a sacralização com a imolação dos animais, tamanha a sua importância dentro do Palo Mayombe.

A prenda (ou nganga) é um tipo de caldeirão (as vezes de ferro, as vezes de barro e algumas ramas fazem até de madeira) que contém em seu interior ossos humanos, terras e galhos que criam esse vórtice energético.

A nganga é um mundo ímpar, criada em rituais longos e minuciosos executados durante meses, que por seu conteúdo, ressoa com todos os elementos ali colocados e por consequência, com toda a natureza. Esse é o grande segredo da força e poder dos paleros.

Como iniciar no Palo Mayombe?

Palo Monte Mayombe Tradição das Sombras

Após muita pesquisa (eu espero), você decidiu que quer seguir o caminho de Palo? Excelente notícia, mas antes, é importante você buscar um munanso que possa frequentar. Não é fácil, somos poucos no Brasil, eu sei, tanto que se quiser entre em contato comigo que buscarei te ajudar nessa tarefa.

Mas seguindo, você após achar um munanso que te agrade, marque um jogo com o Tata Nganga da casa. Esse jogo é realizado geralmente por um oráculo chamado Chamalongo, próprio do Palo Mayombe.

E então, a prenda da casa (nganga) vai autorizar ou não o seu ingresso no munanso. Sim, a nganga pode negar a sua entrada na casa e geralmente, ela não costuma mudar de ideia, então se a nganga disse não, procure outro munanso pois nesse as portas para ti estão fechadas.

Uma vez permitida a sua entrada no munanso, o Tata Nganga vai marcar para ti a cerimônia de Rayamento onde você após passar por essa cerimônia fará efetivamente parte do munanso com o título de Ngueyo (equivalente a Ìyàwó do candomblé).

Palo Mayombe é Magia Negra?

Um palero tem muito poder sobre a vida e sobre a morte, por isso, é comum associar Palo Mayombe com magia negra. Afinal, uma pessoa que tenha sido “marcada” por um palero a sofrer com seus feitiços e mandingas, com certeza encontrará um grande e grave sofrimento pela frente.

Mas um palero não faz apenas feitiços negativos, um experiente praticante de Palo Mayombe tem o poder e conhecimento para derrubar a vida de alguém, mas também para levantar, para trazer sofrimentos e doenças, mas também para curar a alma e o corpo.

Palo Mayombe - A Feitiçaria Afro-Cubana

Palo Monte Mayombe Tradição das Sombras

Muitos me perguntam: mas é verdade que o palero (praticante de Palo Mayombe, também conhecido como gangulero) faz feitiçarias muitas vezes com apenas uma vela? Sim, é verdade. Uma vela e um charuto são a base de trabalho de um bom palero/ngangulero. O seu segredo, como falei um pouco atrás nesse texto, está em uma Nganga bem fundamentada, que siga a risca o tratado de sua rama e, claro, que o palero esteja sempre em constante comunhão com sua nganga.

Quer saber mais sobre Palo Mayombe? Fale comigo, vamos jogar o chamalongo para ti e então, venha participar de nosso munanso!

Palo Mayombe é lindo na teoria, mas perfeito na prática. Venha praticar a feitiçaria congo conosco!