Como iniciar na quimbanda?

Como Iniciar na Quimbanda?

Você quer saber como iniciar na quimbanda mas não sabe como fazer? Fique tranquilo, sua dúvida é bem comum. Muitas pessoas entram em contato comigo perguntando como iniciar na quimbanda e como reconhecer um bom templo de quimbanda. Para te ajudar nessa tarefa complicada de se iniciar na quimbanda e escolher um bom terreiro de quimbanda, preparei esse texto com dicas práticas para você.

Portanto, se você pensa em se iniciar na quimbanda, segue comigo!

Confie na sua intuição

A primeira dica que posso dar a todos que buscam a iniciação na quimbanda é a confiar na sua intuição. É o melhor que você tem a fazer sempre que for buscar um novo terreiro de quimbanda. As vezes o lugar pode ser ótimo, pode ter muito axé e conhecimento, mas talvez não seja o lugar certo para você.

Afinal, você tem sentir como é a energia da casa, tem que usar a sua percepção espiritual para compreender a “vibe” do dirigente/sacerdote do terreiro de quimbanda e, claro, conversar bastante com ele tirando dúvidas, ler seus textos e informações e, então, usar a sua intuição como ponto de partida.

Por isso, antes de iniciar em um templo de quimbanda, procure ouvir sua intuição, converse com suas entidades e peça que elas lhe mostrem o caminho correto para você cultuá-las da melhor forma possível.

Lembre-se: a Quimbanda é para todo mundo, mas nem todo mundo é para a Quimbanda!

Como iniciar na quimbanda? Iniciação na quimbanda nagô malei xambá luciferiana

Como começa a iniciação na quimbanda?

O primeiro (e talvez o mais importante) passo que todo interessado em se iniciar na quimbanda deve tomar, seja para iniciar na quimbanda malei, iniciar na quimbanda nagô, luciferiana e assim por diante, é fazer um bom jogo com o sacerdote que pensa em se iniciar.

Assim, você poderá saber quais as entidades que te acompanham naquela tradição, quais os passos e necessidades para se iniciar naquela tradição de quimbanda e assim por diante.

É muito interessante você levar algumas dúvidas já previamente anotadas para perguntar durante a consulta e, assim, esclarecer ao máximo todas as suas dúvidas. Vou inclusive, sugerir algumas que são bem recorrentes quando eu faço consulta para alguém que quer se iniciar em quimbanda no Tradição das Sombras:

  • Qual seu exu e/ou pombagira que rege a sua vida?
  • Como funciona a iniciação na casa?
  • Precisa se recolher para iniciar na quimbanda por aquela tradição?
  • Quanto tempo leva a ritualística da iniciação? 1 semana, 1 mês?
  • Como você vai aprender as práticas assim que se iniciar na quimbanda por aquela casa? Tem algo escrito? Grupo no WhatsApp? Algum tipo de suporte em dúvidas gerais?
  • Você vai poder levar seus assentamentos para casa depois que se iniciar na quimbanda?

Essas são algumas perguntas bem pertinentes que você pode fazer durante um jogo. Existem muitas outras possíveis e que variam de acordo com a necessidade de cada um. Além é claro, não deixe de perguntar os custos envolvidos naquela tradição. Um assunto muito importante. E aqui fica inclusive minha próxima dica.

Como iniciar na quimbanda? Iniciação na quimbanda nagô malei xambá luciferiana

Iniciar na quimbanda é caro?

Muitas pessoas ao longo dos últimos anos passaram pela minha mesa de jogo, algumas verdadeiramente interessadas em se iniciar e outras apenas sondando como funciona e se aquele caminho é para elas. Ambas as situações são normais e válidas, mas em ambos os casos, já me falaram que ouviram em algumas casas por ai coisas do tipo:

“Ah Tatá Thiago Ventura, fui em fulano e fulano disse que faria meus assentamentos por R$ 100,00 (cem reais), o senhor pode fazer por esse valor também?”

Quem em sã consciência acha que um valor absurdo como esse poderia ser possível para iniciar alguém? Afinal, R$ 100,00 não paga nem um bom galo pra exu, como vai ser o valor de uma iniciação inteira? Vai cortar tomate pra exu (contém ironia heim)? Brincadeiras à parte com um absurdo desse, claro que existem pessoas que na extrema necessidade a gente inicia até de graça, normal, faz parte da vida religiosa.

Porém, uma coisa é necessária se ter em mente quando se busca uma iniciação: você estará pagando todo o conhecimento acumulado daquele sacerdote por anos a fio para estar ali, preparado a te ajudar naquele momento; você estará pagando por anos e anos de estudos, cursos e iniciações que aquele sacerdote pagou para estar forte espiritualmente para te ajudar; e sim, o dinheiro sempre deve ser uma energia de troca importante entre o sacerdote e o candidato a iniciação na quimbanda.

Lembre-se que iniciação na quimbanda é pautada no valor e não no custo. Afinal, será que aquele que te faz por merrequinha a iniciação tem axé pra te passar? Será que ele não ta esperando esse dinheirinho pra pagar a conta de luz dele que está para ser cortada? E será que nisso ele vai ter algo pra te passar e ensinar?

Como iniciar na quimbanda? Iniciação na quimbanda nagô malei xambá luciferiana

Vou dizer sempre como faço aqui no Tradição das Sombras: a iniciação é pelo preço que for possível você pagar. Além disso, se for necessário parcelar em 100 vezes para que você entre pro nosso axé, levante sua vida e só depois consiga quitar, é exato assim que faremos.

Mas lembre-se, aqui no Tradição das Sombras e em qualquer lugar, analise sempre o valor, e não o custo. Afinal, nem sempre o mais caro é o melhor e nem sempre o mais barato é o pior. O que importa é o valor pago ser justo!

E Como Iniciar na Quimbanda do Tradição das Sombras?

O primeiro passo, como expliquei ao longo do texto, é você fazer conosco uma consulta para vermos, se o caminho é adequado para você. Nessa consulta veremos tudo sobre a sua vida:

  • Qual ou quais limpezas espirituais teremos que fazer contigo;
  • Quais axés você estará apto a receber de acordo com suas necessidades espirituais;
  • Quais as suas entidades caso você não as conheça;
  • Se além dos dois exus principais, se precisará receber algum assentamento de imediato a mais;
  • E assim por diante.

É como eu sempre falo, a iniciação na quimbanda é como uma receita de bolo: o ritual de iniciação é igual para todo mundo, mas os detalhes que fazem a diferença entre uma pessoa e outra é que conta muito no final. Assim como fazer um bolo é sempre igual: junta os ingredientes, bate e assa. Mas um bolo de laranja é diferente de bolo de chocolate ne? Esse o segredo de uma boa iniciação na quimbanda: saber e reconhecer que cada um de nós é único!

Além disso, é bacana você também participar de nosso Círculo de Magia e Feitiçaria para, assim, conhecer melhor as nossas práticas, participar de nossas lives, de nossos ritos e rituais periódicos, do Caldeirão do Exu Veludo e assim por diante.

Afinal, como eu sempre digo, a iniciação é literalmente entrar em nossa família, então, conheça bem a família que você vai entrar pois uma vez dentro, impossível sair. Família é sempre família, mesmo que você não goste!

Como iniciar na quimbanda? Iniciação na quimbanda nagô malei xambá luciferiana

E qual a Quimbanda que vocês iniciam?

Como essa pergunta é comum, já respondo logo: Quimbanda. Ponto. Quando eu iniciei na quimbanda, lá em 1992, não tinha essa de sabores de quimbanda, isso começou a virar modinha lá em 2010 em diante.

Então, apesar de eu ter tomado obrigação e ser mestre em outras quimbandas como a quimbanda malei, luciferiana e xambá, dentro do Tradição das Sombras somos adeptos da quimbanda nagô, quimbanda na qual fui iniciado quando criança (e só foi-se falar em “sabor” dela quando eu tinha pra mais de 10 anos de iniciado, pra ver como a época era outra, mas tudo bem…) e na qual confio cegamente na força, solidez e poder!

Quer Iniciar na Quimbanda?

Fale comigo por WhatsApp, agende seu atendimento comigo, Tatá Thiago Ventura e vamos dar andamento em sua vida espiritual, afinal, para trás nem para pegar impulso, sempre!